1.  Primeiro passo para solicitar desligamento do serviço ZON
Para pedir o desligamento de um serviço ZON (ex. NET, VOZ, TV) ou mesmo de todos os serviços - tem que fazer chegar à ZON uma declaração de rescisão, em conformidade com o cumprimento dos procedimentos de autenticação e segurança do cliente:

1.1 A ZON disponibiliza um modelo de pedido de desligamento que poderá imprimir e preencher: Formulário Denúncia;​

1.2 Em substituição do preenchimento do Formulário de Denúncia, disponibilizado aqui, se preferir, poderá criar um documento alternativo, que será igualmente válido, se incluir os seguintes elementos obrigatórios:

 
•  Nome;
•  Morada onde os serviços ZON são prestados;
•  Nº de Cliente (ex. C123456789);
•  Nº de BI ou de Cartão Cidadão ou de Passaporte e fotocópia legível do documento cujo número indicar.
•  Indicação específica dos Produtos e/ou Serviços que pretende desligar/denunciar;
•  Assinatura exatamente igual à do documento de identificação pessoal.

1.3 O Formulário Denúncia ou um documento alternativo deverá ser enviado para a morada atualizada da ZON, indicada no verso do formulário de denúncia​.
 
2.  O que faço para prosseguir com o pedido de desligamento?

Para prosseguir com o processo de rescisão, após o preenchimento da declaração, e na posse do seu documento de identificação pessoal, deverá:
 
2.1 Dirigir-se a qualquer a uma Loja da marca ZON​ (Recomendado);

2.2 Ligar 16990> opção 4 (Esta linha funciona todos os dias entre as 9 e as 23 horas e a chamada é grátis da rede fixa ZON);
 
 
3.  Para além do titular do contrato, quem pode pedir o desligamento em meu nome?
 
Só serão aceites formulários de denúncia ou declarações por parte do titular do contrato com a ZON ou do seu representante legal. Em caso de ter um representante, será necessário apresentar documentos que comprovem a identidade do poder de representação, isto é, terá de apresentar o B.I, cartão do cidadão ou Passaporte, bem como um documento legalmente reconhecido que permita atestar os poderes de representação.

4.  Outras questões a considerar

4.1  Fim de Faturação:
 
Se o pedido de desativação for recebido pela ZON com uma antecedência de 15 dias relativamente ao termo do período inicial contratado ou de qualquer das suas renovações mensais, a desativação será efetuada até ao final do mês em curso. Caso contrário, a desativação será efetuada até ao final do mês seguinte à receção do pedido.
Caso subscreva um pacote IRIS, o pedido de desativação deverá ser recebido até 10 dias antes da data de início de faturação - referida no detalhe "Pacotes" no verso da fatura.
Caso o pedido de desativação não seja rececionado nos 10 dias anteriores, o pedido de rescisão terá efeito apenas no final do período de faturação seguinte (sendo este ainda devido).

4.2  Período de Fidelização:

A desativação por iniciativa do Cliente ou a cessação da relação contratual por motivo que lhe seja imputável, antes de decorrido o período mínimo inicial contratado, implica o pagamento à ZON de uma indemnização calculada de acordo com a seguinte fórmula [nº de meses de duração inicial do contrato – nº de meses em que os Produtos e Serviços estiveram ativos] x [valor da mensalidade relativa aos serviços em causa]. Para mais informações consultar as condições gerais em http://www.zon.pt/

 
4.3  Devolução de Equipamentos ZON (se aplicável)

A desativação do(s) serviço(s) ZON põe termo ao direito de utilização pelo Cliente dos equipamentos de propriedade ZON que tenham sido disponibilizados, em regime de aluguer ou cedência temporária gratuita, para acesso aos Produtos e Serviços. Após a desativação, o Cliente será contactado pela ZON com vista a agendar a recolha desses equipamentos. A não restituição dos equipamentos implica o pagamento do montante devido pelos mesmos, previsto no preçário (Cabo ou Satélite) em vigor.
 
 
 



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