Perguntas Frequentes sobre Internet - Apoio ao Cliente

Perguntas Frequentes: Internet

ZON Mail

    Como aceder à conta de email @zonmail.pt ou @netcabo.pt?

    Para mais informação consulte a página de tutoriais.

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    Como posso alterar a password de acesso ao meu e-mail?

    Para alterar a password deve fazê-lo em www.outlook.com.

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    Durante quanto tempo são guardados os conteúdos das pastas no ZON Mail?

    Os conteúdos ficam guardados até os apagar.

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    Como faço para configurar a minha conta de correio para não receber junk mail?

    O ZON Mail usa o Microsoft SmartScreen para filtrar o spam, separando automaticamente as mensagens legítimas do spam, mantendo uma caixa de correio limpa.

    Desta forma não necessita de fazer qualquer configuração tendo em conta que o filtro de spam do ZON Mail faz essa análise por si. As mensagens que apresentam características de junk mail, são automaticamente encaminhadas para a pasta SPAM.

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    Qual o limite de e-mails que posso enviar que não seja considerado spam?

    O limite de envio de emails funciona numa base de reputação. O utilizador normal de e-mail não vai notar nenhuma restrição no envio de e-mails.

    Utilizadores muito intensivos poderão inicialmente sentir algumas limitações até que a plataforma verifique que os emails que estão a ser enviados não são spam.

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    Como faço para reencaminhar e-mails?

    Deve configurar esta opção através do webmail em www.outlook.com, selecionando o link OPÇÕES > MAIS OPÇÕES e carregar na opção REENCAMINHAMENTO DE CORREIO ELETRÓNICO.

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ZON Fibra

    A instalação é efetuada por mim ou por um técnico?

    A instalação será feita por um técnico que irá deslocar-se gratuitamente a sua casa.

     

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    Como é a instalação?

    Caso não seja cliente ZON, o técnico fará na mesma altura a ligação à rede ZON. Sendo já cliente ZON, o técnico fará as ligações necessárias para disponibilizar o acesso ao serviço ZON NET FIBRA.

     

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    Vou ter que mudar cabos e tomadas por causa da fibra?

    Não, a ZON utiliza a infraestrutura já disponível em sua casa, não é necessária substituição de tomadas.​

     

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    Já tenho um modem ZON NET. Vou ter que o devolver ao técnico na altura da instalação do serviço?

    Sim. Com o serviço ZON NET FIBRA o seu modem atual irá deixar de funcionar.​

     

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    Quais são os requisitos recomendados do computador?

    Recomenda-se a seguinte configuração:

    • placa de rede Ethernet gigabit (1000 Mb/s);
    • sistema operativo Windows Vista/Windows 7 ou Mac OSX. 
     
    Com outra configuração poderá não ser possível obter velocidades na ordem dos 100 ou 200 Megas.​

     

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    Tenho dois modems ZON em casa, um para o serviço ZON NET e outro para o serviço ZON PHONE. No caso de aderir ao ZON NET FIBRA estes dois equipamentos serão substituídos por um único e novo equipamento?

    Sim, deverá ativar os dois serviços no novo equipamento. Caso pretenda instalar o serviço telefónico pela casa poderá fazê-lo através da ligação às tomadas telefónicas existentes na sua casa. Caso possua telefones sem fios, poderá registar vários telefones (sem fios) na mesma base. Todos os telefones terão o mesmo número de telefone externo, mas poderá fazer chamadas internas entre telefones da mesma casa.


    NOTA: A ZON garante o bom funcionamento desta opção apenas nos equipamentos telefónicos comercializados pela própria. Consulte o manual do telefone para detalhes de configuração.

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    Tenho tráfego ilimitado com qualquer tarifário NET FIBRA?

    Sim.​

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    Vou ter velocidades de 100Mb, 200Mb ou 1Gb através do wireless?

    Não. As velocidades iguais ou superiores a 100Mb só são obtidas quando o modem está ligado através do cabo de rede Ethernet a um computador com os requisitos recomendados.​

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    Se o modem não tem ligação direta a um cabo de FIBRA ótica, como é possível garantir velocidades de até 200 Megas?

    O investimento em Fibra da ZON é maioritariamente a montante da casa do cliente de forma a não criar transtornos e instalações demoradas e invasivas. 


    Com a ZON não é necessário instalar novos cabos dentro de casa do cliente nem fazer obras, dado que a ZON consegue aproveitar a rede que já existe em casa do cliente (cabos coaxiais capacidade próxima dos 5 Gigabits por segundo) e disponibilizar esta tecnologia a 2.800.000 casas.​

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    Como distingo um download nacional de um internacional?

    O erro mais comum a este respeito é pensar que a distinção do tráfego se faz pelos domínios dos sítios onde acedemos ou pelos caminhos de acesso (se usam ou não, as linhas internacionais). Qualquer destas ideias está errada. Na realidade, a distinção é feita com base no Sistema Autónomo (vulgo AS, de Autonomous System), a que pertence o endereço IP da máquina a que se está a aceder. 


    O Sistema Autónomo identifica de forma unívoca o operador/ organização a quem foi atribuída a utilização duma determinada “gama” de endereços IP. Os endereços IP estão agrupados em “gamas" (i.e.: do 212.113.20.0 ao 212.113.21.253), cuja gestão, controlo e atribuição das mesmas às organizações é da responsabilidade de várias entidades a nível mundial, cada uma gere uma região específica do Globo. 

    No nosso caso particular, a entidade responsável é a RIPE (a nível Europeu). Se o IP a que estamos a aceder (seja um site Web, um site de jogos online ou a máquina de alguém) estiver atribuído a um AS registado por uma organização sediada em Portugal, então o acesso será contabilizado como nacional. Em qualquer outro caso será internacional.

     

    Saiba quais os Sistemas Autónomos atribuídos a organizações sediadas em Portugal:

    MICROSOFT

    Windows XP (Caso tenha o Vista ou 7 insira a palavra command no campo pesquisa) > Iniciar (Start) > Executar (run) e digitar command

    Na janela de DOS digitar tracert www.<site-em-questão>.pt. Este comando determina o caminho seguido para um destino, neste caso o que nós queremos.

    MACINTOSH

    Macintosh > Disco(HD) > Aplicações (Applications) > Utilidades (Utilities) > Rede (Network Utility) > TraceRoute e escrever apenas o endereço que tenha dúvida se é nacional ou internacional.

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    Os testes de velocidade que existem na Internet vão refletir a velocidade do meu serviço?

    Alguns destes testes não estão preparados para testar velocidades superiores a 100 megas, mas a ZON elaborou um teste efetivo para velocidades desta grandeza. Faça o teste em www.speedtest.zon.pt.

     

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    Há outras formas de perceber a velocidade do meu serviço ZON NET FIBRA?

    Sim. Sugerimos que o faça através dos seguintes sites:

     

    • http://trailers.apple.com/ - faça o download de um trailer em HD, verificando numa das duas aplicações mencionadas no tópico anterior, o desempenho da sua ligação.
    • http://www.ubuntu.com/ - faça pelo menos dois downloads simultâneos a partir de servidores localizados em Portugal, verificando numa das duas aplicações mencionadas no tópico anterior, o desempenho da sua ligação.

     

     

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    O ZON HUB é compatível com todos os discos rígidos externos?

    O ZON HUB é compatível com discos rígidos externos no formato NTFS e FAT32. O formato HFS+ não é reconhecido pelo ZON HUB (formato criado pela Apple para MAC).

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    A ZON tem Fibra Ótica?

    ​A ZON tem uma das maiores redes de fibra ótica do país , com 22.000 Km. Isto permite à ZON ter a maior cobertura de serviços de nova geração em Portugal e fornecer o serviço ZON Fibra a 2.400.000 casas.

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    Qual a cobertura da rede de Fibra Ótica da ZON?

    A ZON oferece os seus serviços ZON Fibra a 2.400.000 casas em Portugal Continental (Maio 2010). O serviço está hoje disponível em quase toda a cidade de Lisboa (Área metropolitana, Loures, Queluz, Linha de Sintra, Linha de Cascais) e Porto (Área metropolitana, Braga, Gaia, Guimarães, Póvoa do Varzim).​

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    Até onde é que chega a Fibra Ótica?

    A ZON utiliza várias configurações de rede de Fibra Óptica, aproximando a Fibra do Cliente Final na medida que tal é necessário e benéfico para oferecer os melhores serviços. Nalguns casos a Fibra chega até ao equipamento de rua e noutros directamente a casa dos clientes. A ZON está constantemente a evoluir a sua rede para garantir que esta oferece serviços com a máxima qualidade. ​

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    A ZON tem Fibra até casa dos Clientes?

    Sim, a ZON é um dos operadores com mais casas passadas com Fibra Óptica. Adicionalmente, a ZON continua a estender a cobertura da sua rede utilizando Fibra Óptica. Isto permite que a ZON consiga oferecer a sua oferta de nova geração, a ZON Fibra, a mais de 2.400.000 de casas em Portugal, utilizando várias configurações de rede de fibra e de Eurodocsis 3.0.​

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    A utilização de cabo coaxial não limita a velocidade máxima da Internet?

    Não. Por um lado, o cabo coaxial tem uma capacidade próxima dos 5Gbps, pelo que o meio físico não representa uma limitação à capacidade máxima. Por outro lado a tecnologia de transmissão com o Eurodocsis 3.0 tem vindo a desenvolver-se de forma a que se tenha evoluído para ofertas até360Mbps, havendo já hoje a possibilidade de alcançar os 400Mbps.

    Desta forma, a ZON pode oferecer os actuais pacotes ZON Fibra de 60, 120 e 360 Megas a todos os seus clientes aproveitando parte da infra-estrutura existente. Nos tarifários com velocidades superiores ao que é hoje possível atingir com Eurodocsis 3.0, a ZON utiliza soluções de fibra óptica GEPON e GPON, com capacidade até 1Gbps e 2,5Gbps respectivamente.​

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    E dentro de casa do cliente, há Fibra?

    Nos casos em que a fibra chega a casa do cliente, há apenas fibra até ao Modem de Fibra, tipicamente apenas alguns metros. A partir daí a distribuição dos serviços é feita de outras formas. A mais cómoda é a distribuição por rede coaxial, dado a maior parte das casas ter já cablagem instalada. Outras opções são os cabos de rede ethernet, a powerline e até o wireless. Isto é verdade para todos os operadores de fibra, não apenas para a ZON.​

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    É necessário efetuar obras para instalar a ZON Fibra?

    Para os pacotes até 360 Megas, se o cliente já for cliente de TV da ZON bastará uma visita de um técnico que instalará um novo equipamento e garantirá que a rede dentro de casa do cliente tem as melhores condições para usufruir do serviço. Se for um novo cliente ZON será necessário ligar à rede ZON, mas não serão necessárias obras porque praticamente todos os prédios têm rede coaxial dentro das casas.​

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    Que serviços da ZON utilizam Fibra Ótica?

    Os serviços de TV, Internet fixa e Voz fixa são suportados numa rede de Fibra Óptica. A ZON comunica com a marca ZON Fibra a sua oferta de topo, que oferece uma experiência de nova geração: 124 canais de TV, a maior oferta de canais em Alta Definição, até 1 Gbps de Internet com tráfego ilimitado e voz fixa com chamadas ilimitadas.

    A ZON não lançou produtos de Fibra Óptica abaixo de 30Megas por considerar que essas velocidades não constituem um serviço de Nova Geração e porque consegue garantir a qualidade desse serviço na sua rede de Cabo (serviço que tem sido destacado em termos da sua qualidade pelos estudos da Anacom).​

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    A velocidade da Internet dos pacotes ZON Fibra de 60Mb, 120Mb, 360Mb e 1Gb é garantida?

    A elevada capacidade da Fibra Óptica e do EURODOCSIS 3.0 permite uma elevada qualidade dos acessos de banda ultra larga, aproximando-se as velocidades médias das velocidades máximas, porém a velocidade não é garantida. 

    Isto é verdade tanto para a ZON como para qualquer outro operador de Fibra, até porque esta velocidade depende também da infra-estrutura instalada pelos fornecedores dos conteúdos a que o cliente quiser aceder.​

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    Na ZON a Internet e a TV partilham largura de banda?

    Não. Uma das vantagens das tecnologias que a ZON utiliza é que a TV é totalmente independente da Internet. Desta forma o cliente pode ter diversas televisões em casa ligadas ao mesmo tempo, a ver conteúdos HD sem qualquer redução na qualidade da Internet nem da própria imagem das televisões.​

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    Quantos equipamentos posso ter em regime de aluguer?

    São permitidos apenas dois equipamentos por morada de instalação: o equipamento base e um equipamento adicional. Exceptuam-se as situações de mudança de residência e reactivações, em que o cliente tenha mais de dois equipamentos e os pretenda manter​.

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Wireless

    Quais são os padrões do protocolo IEEE 802.11?

    Os principais padrões na família IEEE 802.11 são:

    • IEEE 802.11a: Padrão Wi-Fi para a frequência de 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps
    • IEEE 802.11b: Padrão Wi-Fi para a frequência de 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps
    • IEEE 802.11g: Padrão Wi-Fi para a frequência de 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps
    • IEEE 802.11n: Padrão wi-Fi para a frequência de 2,4 e 5 GHz com capacidade teórica de 300 Mbps​

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    Qual o número máximo de computadores que posso ter ligados ao meu router?

    Os routers suportam até 254 ligações ligados por cabo de rede RJ 45 e ligações sem fios entre 16 a 32. Estas ligações e navegações irão depender do tipo de rede e da ligação Wi-Fi.​

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    Como posso melhorar a performance da minha rede Wireless?

    • Posicione o router num local elevado, longe de equipamentos que possam emitir qualquer tipo de frequências
    • Adicione um Access Point para aumentar a força do sinal
    • Mantenha sempre o seu router atualizado com as versões de firmware efetuadas através da página do fornecedor

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    Como é que vejo o meu IP estando ligado a um router?

    • Windows - IP Interno

    Para saber o IP do seu computador clique em:
    Iniciar (Start) > Executar (Run) e escreva command ou cmd
    Na janela de DOS escreva ipconfig e visualize o seu endereço de IP.

    • Macintosh- IP Interno

    Para saber o IP do seu macintosh clique em:
    Maçã > Preferências (System Preferences) > Rede (Network) e selecione o separador Ethernet ou Airport mediante o seu tipo de ligação
    Visualize o seu endereço de IP.

    • Ip Externo

    Para saber o IP que a Netcabo está atribuir ao seu Modem, terá que aceder à página interna do seu Router através do IP que a default gateway lhe atribui.


    Para visualizar a default gateway basta seguir os passos acima indicados.

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    Qual a opção mais segura: WEP ou WPA?

    • WEP (Wired Equivalent Privacy), é um dos modos de segurança utilizados nos routers para criptografar e descripografar toda a informação/comunicação de dados entre computadores que possuam a mesma configuração.
    • ​WPA (Wi-Fi Protected Access), é o modo até ao momento que oferece um maior nível de proteção de informação entre computadores. Esta chave tem a grande vantagem de ser dinâmica, ou seja, utiliza o protocolo TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) que possibilita a alteração da chave automaticamente.​

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    Existem requisitos para configurar a minha segurança através de WPA?

    Sim, os computadores sem fios com o Windows XP Service Pack 1 (SP1) que utilizem uma placa de rede sem fios que suporte o serviço Configuração zero sem fios, têm de obter e instalar o cliente WPA Windows.

    Os computadores sem fios com o Windows XP Service Pack 2 (SP2) ou Vista não são necessárias quaisquer transferências adicionais.

    É de referir que é necessário atualizar sempre o Sistema Operativo.

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Sobre a ZON@FON

    O que é o ZON@FON?

    O ZON@FON é o maior serviço de hotspots Wi-Fi em Portugal, que resulta de uma parceria entre a ZON e a FON, que é a maior comunidade Wi-Fi do mundo.

    Com o serviço ZON@FON pode navegar fora de casa, gratuitamente e sem preocupações, em milhões de pontos de acesso (Hotspots) em Portugal e no mundo inteiro.

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    O que são os Hotspots ZON@Fon?

    É o nome dado ao local onde a tecnologia Wi-Fi está disponível e onde é possível aceder à Internet utilizando um equipamento compatível com Wi-Fi.
    Os Hotspots ZON@Fon são os routers de cada cliente ZON que transmite um sinal aberto sem utilizar a rede privada de cada cliente.
    Existem mais de 600.000 hotspots disponíveis em Portugal Continental e Ilhas, e 12 milhões a nível Internacional.
    Os hotspots ZON@Fon têm o nome de FON_ZON_FREE_INTERNET

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    Quais são as vantagens?

    • Acesso grátis a mais de 600.000 hotspots em Portugal e 12 milhões em todo o mundo
    • Navegue fora de casa sem limites de tempo ou tráfego
    • Acesso possível através de todos os equipamentos com tecnologia Wi-fi
    • Sem necessidade de aquisição de equipamentos

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    Quem pode aceder à ZON@Fon?

    Todos. Qualquer pessoa pode ter acesso à ZON@Fon, o que muda é o tipo de acesso.
    Para quem já é cliente ZON, tem que simplesmente ter o seu registo feito em 
    zon.pt/myzon.
    Para quem não é cliente ZON pode proceder à compra de passes e utilizar o serviço de igual modo.

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Utilização da ZON@FON

    Sou cliente ZON. Como posso utilizar o serviço ZON@Fon?

    1. Registe-se em zon.pt/myzon​
    2. Sempre que esteja fora de casa escolha a rede Wi-Fi com o nome FON_ZON_FREE_INTERNET.
    3. Efetue login com o username e password ZON@Fon
    4. Navegue gratuitamente e sem preocupações

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    Já estou registado em zon.pt/myzon mas não tenho Serviço ZON@Fon. O que preciso fazer?

    Se já se encontra registado em 
    zon.pt/myzon
     mas ainda não tem serviço ZON@Fon então siga os passos seguintes:
    1. Aceda a zon.pt/myzon e faça o seu login;
    2. No menu superior, selecione “NET” e depois “ZON@Fon”;
    3. Clique em “Registar” e depois indique que é um novo registo em ZON@Fon;
    4. Preencha os campos e estará pronto a utilizar a maior rede Wi-Fi do país, gratuitamente.

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    Existe alguma App para o ZON@Fon?

    Sim, existe. A App ZON@Fon permite que o equipamento iPhone, iPad ou Android se ligue automaticamente a um hotspots ZON@Fon. Pode fazer download na App Store da Apple aqui ou na Play Store da Google aqui. Se preferir, basta procurar por “zon@fon” e fazer download no seu smartphone ou tablet.​​

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    Qual a utilização da App ZON@Fon?

    A aplicação, permite que o utilizador após a sua instalação grave o seu username e password ZON@Fon para que o processo de login seja automático.
     
    Nos smartphones e tablets Android, o login é feito de modo automático, sempre que se ligar a um hotspot ZON@Fon.
    Nos iPhone e iPads, sempre que se ligar a um hotspots ZON@Fon, bastará abrir a App na tab “Ligação” para que o login seja automático.
     
    Esta aplicação não é exclusiva para clientes ZON com o serviço ZON@Fon, podendo os utilizadores do serviço ZON@Fon que tenham adquirido passes memorizar também o seu username e password.​

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Não sou cliente ZON

    Não sou cliente ZON. Como posso utilizar o serviço ZON@Fon?

    Se não é cliente Zon, pode comprar um passe em qualquer hotspot ZON@Fon no mundo:

    1. Ligue-se à rede wireless FON_ZON_FREE_INTERNET
    2. Abra uma página de internet e siga as instruções presentes
    3. Compre o passe que mais lhe interessa e comece a navegar

    Nota: Pode obter mais informações acerca dos passes em http://wiki.fon.com

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    Quais são os passes disponíveis?

    Atualmente em Portugal os passes disponíveis são: - 1 hora; - 1 dia; - 5 dias.

    Pode obter mais informações acerca dos passes em http://wiki.fon.com

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    Qual o preço dos passes?

    • Passe de 1 hora - através de SMS - *2,46€
    • Passe de 1 dia - através de Cartão de Crédito - 3,00€
    • Passe de 5 dias - através de Cartão de Crédito - 12,50€

    • * Existe também a possibilidade de comprar este passe através de Cartão de Crédito, caso o cliente prefira.

    ​​​​

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    Quais são os meios de pagamento disponíveis para a compra dos passes?

    Todos os passes ZON@Fon podem ser pagos por cartão de crédito (Visa ou MasterCard), PayPal ou Click&Buy.

    Apenas o passe de 1 hora pode ser adquiridos por SMS de valor acrescentado, sendo o preço do passe descontado automaticamente no saldo, ou na fatura do seu telemóvel.

    Nota: É necessário validar com o seu operador se o seu telemóvel permite o envio de mensagens de texto de valor acrescentado

    Ter um cartão de crédito torna o processo mais fácil, mas não é indispensável. As contas em ambos os serviços são gratuitas:

    • O PayPal é uma forma segura, rápida e eficaz de efetuar pagamentos através da Internet, sem que tenha de utilizar diretamente o seu cartão de crédito.
      Mais informação em https://www.paypal.com/pt

    • O Click&Buy oferece um sistema de transferência por débito automático.
      Mais informação em http://clickandbuy.com/PT_en/payment.

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    Como posso utilizar os passes que já comprei?

    Se já tem um passe na sua conta, pode utilizá-lo para navegar sem ter de adquirir passes adicionais.

    1. Ligue-se a um Hotspot ZON@Fon
    2. Depois efetue login com o username e password ZON@Fon
    3. Confirme os passes, ou saldo que tem disponível
    4. Clique no botão "Ligar" na página de boas vindas
    5. O início de sessão é confirmado e começa a contagem decrescente do tempo disponível Pode obter mais informações acerca dos passes em http://wiki.fon.com/wiki/Main_Page

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    O que é necessário para adquirir um voucher através de SMS?

    Para adquirir um voucher através de SMS é necessário que o cartão da rede nacional móvel esteja desbloqueado para SVA. Caso esteja bloqueado, deve realizar os seguintes procedimentos:


    • Cliente Vodafone:

    Após o envio de SMS de compra do passe ZON@Fon, receberá um SMS de resposta informando que os SVA se encontram bloqueados. Para desbloquear envie um SMS para o 12000 com o texto “SIM”.


    • Cliente Optimus:

    Após o envio de SMS de compra do passe ZON@Fon, receberá um SMS de resposta informando que os SVA se encontram bloqueados. Para desbloquear envie um SMS para o 16933 com o texto “ACTIVAR”.


    • Cliente TMN:​

    Não receberá qualquer SMS de informação de bloqueio. Deve contactar a Linha de Apoio TMN através do 1696 e solicitar o desbloqueio.

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Segurança e ligações ZON@FON

    Posso fornecer o meu user ZON@Fon a outras pessoas?

    Não. O seu user ZON@Fon é pessoal e é atribuído a cada cliente ZON com um Modem ZON Hub ou Netgear.

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    Ligações ZON@Fon

    Como o seu user ZON@Fon é pessoal, cada utilizador só pode estar ligado a um hotspot de cada vez.


    Cada user pode ter até 4 equipamentos conectados em simultâneo, com o mesmo login desde que seja no mesmo hotspot.

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    O que acontece se tiver mais do que 4 equipamentos conectados à ZON@Fon?

    Cada user só consegue ter até 4 equipamentos conectados em simultâneo e no mesmo hotspot. Não é possível ter dois equipamentos conectados em dois hotspots diferentes e com o mesmo user.


    Assim, se existir a tentativa de uma ligação de um 5º equipamento ou de um equipamento noutro hotspot diferente com o mesmo user, o utilizador simplesmente não terá sucesso na ligação.

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    Segurança, Velocidade e Consumos

    Para garantir toda a segurança e performance da sua ligação de internet, a ZON implementou o serviço ZON@Fon numa rede totalmente independente. Assim sendo, existem duas redes distintas configuradas no seu router: a rede de sua casa que é privada e está protegida por uma firewall, e a rede wireless do hotspot que tem um endereço IP específico e uma largura de banda dedicada.


    Assim, para além de garantirmos toda a segurança e confidencialidade da sua ligação, asseguramos ainda que não existe nenhuma redução na velocidade da sua internet, ou consumos adicionais no seu serviço internet ZON.


    Adicionalmente, para assegurar que não existem acessos indevidos, é ainda exigida a autenticação de todos os utilizadores que acedem aos hotspots ZON@Fon.

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    Qual é a velocidade de navegação através da ZON@Fon?

    Atualmente a velocidade de navegação é de 3 MB.

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    Posso ligar-me a um Hotspot fora de Portugal?

    Sim. O seu utilizador ZON@Fon permite-lhe navegar gratuitamente em todos os hotspots FON no mundo inteiro. Consoante os países e as parcerias, o nome da rede Wireless poderá variar:

    • “FON_FREE_INTERNET” para hotspot genéricos
    • “FON_ZON_FREE_ INTERNET” para Portugal
    • “BTFON” ou “BTOpenZone” no Reino Unido
    • “Neuf Wifi FON” em França
    • “FON_COMSTAR” na Rússia

    Informações Adicionais:

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    Como posso localizar os Hotspots?

    A localização dos hotspots está disponível num mapa interactivo http://zonfon.pt/mapas.

    Neste mapa poderá verificar a cobertura dos hotspots ZON@FON nas áreas da cidade onde costuma aceder ou mesmo num destino de férias em Portugal ou no estrangeiro.

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Outras Questões:

    Quais são os routers compatíveis com o serviço ZON@Fon?

    Os routers atualmente compatíveis com o serviço ZON@Fon são: My HUB, ZON HUB (versão 1 e versão 2) e Netgear.

    Se não possuir nenhum dos Routers indicados poderá solicitar a instalação de um router de última geração por um técnico qualificado que se deslocará a sua casa. Ligue 16990 (chamada grátis da rede fixa) para conhecer todas as condições.

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    Não sou Cliente ZON, mas tenho um router Fonera. Posso navegar gratuitamente nos Hotspots ZON@FON?

    Sim, se tiver um router Fonera registado poderá também aceder à rede ZON@FON. Contudo, se for um cliente ZON NET com um Router compatível não terá de investir num equipamento adicional.

    Para aderir consulte todas as vantagens em http://www.zonfon.pt/#/vantagens

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    Há vários tipos de utilizadores ZON@Fon?

    Sim. Existem 3 tipos de utilizadores: - Linus, Bill e Alien

    • Linus é um cliente ZON e utilizador registado em zon.pt/myzon, com um hotspot ativo e com acesso a navegar gratuitamente em todos os hotspots ZON@Fon em Portugal e no mundo. 

    • Bill é um cliente ZON e utilizador registado em zon.pt/myzon, com um hotspot ativo e com acesso a navegar gratuitamente em todos os hotspots ZON@Fon em Portugal e no mundo. Adicionalmente, o utilizador Bill escolheu a opção de receber 50% da receita da venda de passes do seu hotspot, tendo para o efeito configurado uma conta PayPal.

    • Alien é um cliente ZON que não se registou em zon.pt/myzon ou um utilizador não cliente ZON que para aceder aos hotspots terá que efetuar a compra de passes para poder navegar através dos hotspots ZON.

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    Posso ganhar dinheiro com o meu Hotspot?

    Os utilizadores considerados Alien, têm que pagar para navegar no ZON@Fon adquirindo passes online.

    Se tiver um perfil Bill, sempre que essa compra for efetuada no seu hotspot receberá metade da receita (depois de taxas). Para o efeito só tem que alterar o seu perfil de utilizador para Bill e configurar uma conta PayPal.

    Se ainda não possuir uma conta PayPal poderá criar uma gratuitamente em https://www.paypal.com/pt.

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Backup Online F-Secure

    Não sou cliente ZON NET posso aderir ao serviço?

    Sim, para aderir ao serviço Backup Online ou ao bundle Internet Protection + Backup Online apenas terá de ser Cliente ZON.

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    Já tenho o Internet Protection da ZON. Posso aderir ao bundle Internet Protection + Backup Online?

    Sim, e beneficiará da oferta das 3 primeiras mensalidades.

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    Posso aceder aos meus ficheiros guardados a partir de qualquer equipamento, mesmo sendo um smartphone ou tablet?

    Sim, basta aceder à página https://zon.ob.f-secure.com/ e introduzir os seus dados para aceder aos seus backups.

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    Quanto tempo demora a fazer o backup inicial do meu computador?

    Depende da quantidade de dados armazenados e da velocidade da sua ligação, nomeadamente da velocidade dos uploads.

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    Os meus ficheiros estão seguros na Internet?

    Sim, os seus ficheiros são encriptados antes de serem guardados online e serão acedidos só por si mediante a introdução do seu user e password.

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    Esqueci-me da minha password de acesso ao Backup Online. Posso recuperá-la?

    Sim, pode recuperar a sua password. Basta aceder à página https://zon.ob.f-secure.com, clicar em Forgot your password e introduzir o seu endereço de email para que esta lhe seja enviada.

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    Posso guardar todos os meus documentos online sem limites?

    Sim, o Backup Online é ilimitado. Pode guardar todos os seus ficheiros de até 3 computadores.

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    Os ficheiros podem estar guardados em qualquer dispositivo (PC, discos externos, usb)?

    Não, os ficheiros terão que estar num dos discos rígidos do Computador, não sendo possível utilizar drives externas.

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Internet Protection F-Secure

    O que é o Internet Protection?

    O Internet Protection da F-Secure é uma solução completa para manter a saúde dos seus dados informáticos contra os inúmeros ataques a que estão sujeitos. Utiliza a mais avançada tecnologia em proteção informática sem pôr em causa a performance do seu computador.

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    Quanto custa o serviço de Internet Protection e até quantos computadores posso utilizar o serviço?

    ​Por apenas €1.99/Mês pode usufruir do serviço de Protecção F-Secure até 3 computadores.

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    Posso ter mais do que um serviço Internet Protection?

    Sim, pode ter associado à mesma conta de Cliente vários serviços Internet Protection.

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    O serviço Internet Protection é compatível com os sistemas operativos para MacBook?

    Sim. Faça o download em zon.pt/myzon na área de SERVIÇOS.​

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    Sou cliente ZON e não tenho qualquer tipo de serviço de segurança de Internet. Posso subscrever o serviço INTERNET PROTECTION?

    Sim, pode.​

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    O F-Secure é compatível com o Windows 8?

    Sim, ​já é possível instalar o serviço F-Secure no Windows 8.​

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ORKOS

    Preciso ser cliente ZON para aderir a este serviço?

    Sim.

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    Preciso ser médico para aderir ao serviço?

    Não, para subscrever o serviço ORKOS basta ser cliente ZON. No entanto, a sua utilização é exclusiva para médicos com inscrição válida na Ordem dos Médicos.

     

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    Tenho produtos ZON em casa mas não estão em meu nome, posso subscrever?

    Sim. Apenas a sua utilização é exclusiva para médicos, mas pode efetuar a subscrição do ORKOS através da conta MyZON do cônjuge, Hospital, Clínica…etc.

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    Tenho de continuar a comprar vinhetas para prescrição de receitas médicas?

    Não. A prescrição eletrónica de medicamentos elimina a necessidade da utilização de vinhetas utilizadas no processo manual de prescrição.

     

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    O ORKOS é certificado pela ACSS?

    O ORKOS está a terminar o processo de certificação pela Administração Central do Sistema de Saúde IP (ACSS), tendo sido assinado e entregue a “Declaração de Conformidade” que, de acordo com as últimas normas em vigor, permite que o ORKOS seja utilizado para efetuar a Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM).

     

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    Preciso de instalar software no meu computador para usar o ORKOS?

    Não. O ORKOS utiliza-se como qualquer outro serviço da internet – i.e. email ou internet banking – através de um browser.

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    Quais são os requisitos técnicos para utilizar o ORKOS?

    Um computador, ligação à internet, e um browser. Recomenda-se uma resolução de ecrã mínima de 1024x768.

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    O preço promocional ORKOS Pioneiros mantém-se para sempre?

    Caso o cliente adira ao serviço ORKOS online até 30 de Setembro, terá esse preço válido enquanto for cliente. O preço ORKOS Pioneiros é cerca de 25% mais baixo que o preço ORKOS Base, disponível para quem aderir após este período.​

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    O ORKOS está ligado ao Centro de Conferência de Faturas?

    Sim. Todas as receitas produzidas pelo ORKOS são enviadas automaticamente para o CCF que procederá à sua verificação.​

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    Os utentes que o ORKOS utiliza são criados localmente?

    O ORKOS está ligado ao Registo Nacional de Utentes. Se o médico introduzir um número de SNS, a informação do utente é lida do RNU. Se essa leitura não for possível o utente será criado localmente.​

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    Como são validados os requisitos legais na criação de receitas?

    Os requisitos legais e regras para a criação de receitas são parte integrante do ORKOS. O cumprimento dessas especificações e requisitos legais são validados pela ACSS através de uma série de testes necessários para a atribuição da certificação.

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    Como é validada a identidade do utilizador ORKOS?

    Durante o processo de registo o utilizador terá de enviar a cópia do seu Cartão de Cidadão e cartão da Ordem dos Médicos (ou equivalente), que serão validados centralmente. 


    A propriedade da conta de email indicada no registo é também confirmada. A conta do utilizador será desbloqueada quando estas duas validações forem concluídas.

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    O ORKOS está registado na Comissão Nacional de Proteção de Dados?

    A CNPD tem informação sobre a estrutura e segurança dos dados do ORKOS. No entanto, a obrigatoriedade de registo com a CNPD – segundo a Lei 67/98 – é do utilizador que efetua o tratamento dos dados, ou seja, o médico.

     

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    Quem são os responsáveis pelo ORKOS?

    O ORKOS resulta de uma parceria entre a empresa Leverage que efetua consultoria e projetos na área da saúde, a Convex - Grupo Satec, uma das principais empresas em Portugal no mercado das Tecnologias de Informação e a empresa InterHost, GrupoSatec, líder nacional na área do hosting de aplicações, sendo o alojamento do ORKOS feito no seu Centro de Dados de Lisboa.


    O detentor da propriedade industrial da marca e do software, bem como da certificação ACSS, é a Leverage.

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    Onde posso ter acesso à faturação deste serviço?

    O ORKOS vai ser faturado como qualquer outro serviço da ZON, vindo incluído na sua fatura mensal.

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